quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Xilogravura




Esta xilo é uma prova única...não era pra ser...mas...eu cavei a madeira e fiz essa impressão...ai...minha profª falou : -ficou boa, mas eu teimosa q sou resolvi mexer novamente na matriz e ñ escutei a voz da experiencia e ai, é claro que, estraguei a matriz. Bom, pelo menos aprendi a dar mais atenção ao que a minha querida Marcia Santtos diz rs... Fiquei com essa PU e gosto bastante dela. ah!... é mais uma das minhas escadinhas.

XILOGRAFIA
A forma mais antiga de impressão é a utilização de um relevo que recebe a tinta, a partir do qual se transfere a imagem para outra superfície. Dentre estes processos está a Xilografia.
A Xilografia consiste numa matriz em alto relevo produzida em madeira. Esta forma de gravação foi amplamente utilizada ao longo de toda história. Grandes nomes da Arte serviram-se de seus recursos, seja em períodos longínquos, ou em nossa época.
A imagem é gravada através de goivas, formões e pontas cortantes. O artista "entalha" seu desenho na madeira, ao modo de um escultor, mas tem em mente que essa matriz não é a Obra, e sim o meio para alcançá-la. Depois disso, a matriz recebe a tinta e vai para a prensa com o papel. Há também a impressão com as costas de uma colher. Esta técnica exige grande habilidade do artista e permite a obtenção de detalhes que a prensa não consegue alcançar. Mauro Andriole

Nenhum comentário:

Postar um comentário